

Adotou um
Sammy
e está com
mil dúvidas?!
Está pensando em adotar um samoieda?
Abaixo, reunimos algumas informações básicas para lhe ajudar a cuidar de um filhotinho de samoieda, incluindo aspectos específicos da raça, higiene e alimentação!

A escolha do filhote
A decisão de escolher um filhote é muito importante. Antes de tudo, é preciso que você tenha consciência que, além da vinda de um cachorro, com ele virão inúmeras mudanças em sua vida.
Felicidade, alegria e companheirismo fazem parte do pacote. Mas, além de tudo, saiba que um filhote é um ser vivo , inocente, que dependerá unicamente de você! Ele não sabe comprar comida e não sabe onde fazer suas necessidades. Ele precisará de sua atenção, cuidados e, principalmente, seu amor!
Os samoiedas têm duração de vida média de 13 anos. Antes de escolher um sammy para fazer parte dos seus dias, imagine sua vida no futuro por uma década e pondere se você terá disponibilidade para cuidar de um filhotinho. Sopesados todos os prós e contras, é hora de decidir!
Um pouco sobre a raça
Os samoiedas têm origem no norte da Rússia e Sibéria. Como cão de trabalho, eram originalmente utilizados pelas tribos pré-históricas Samoyeds - Bjelkier - (de onde originou o nome da raça) para caçar, fazer pastoreio de renas e puxar trenós, além de protegê-los do frio, pondo as crianças para dormir juntos dos cães.


![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A história da raça é muito antiga. Devido ao seu isolamento geográfico, a raça samoieda é primitiva e uma das raças mais puras, junto com outras três raças (Husky Siberiano, Malamute do Alaska e Chow Chow), descende diretamente do Lobo-cinza, não havendo miscigenação da raça com outro tipo de lobo, raposa ou raça de cão primitivo. Sua origem advém da era pré-histórica! Mais de 5000 anos sem intervenção do homem.
Apesar do fato de que em algumas tribos Samoyede, que foram focados na cultura de renas, Bjelkiers foram matéria-prima fácil para alimentos e roupas, ganhando um lugar especial na cultura e nos quartos das pessoas Samoyeds. Dentro das casas os samoiedas tinham plena liberdade de movimento, porque ele era gentil e simpático. Ele era uma babá para as crianças e dormiam com os humanos para protegê-los do frio. E quando era necessário, um grupo de vários Bjelkiers poderia assustar até mesmo um urso polar.

Nos seculos 18 a início do 20, os samoiedas foram levados para a Europa, como presentes às realezas, e à América, nos retorno das expedições polares, sendo intensificado seu trabalho de tração para essa finalidade.
Por volta dos anos 1980, a família Scott importou alguns samoiedas e padronizou a cor atual do samoyed, que não era unicamente branco gelo como vemos hoje em dia. Existiam samoiedas pretos ou com manchas escuras, conforme se pode ver nas imagens abaixo:

'Ernest Kilburn Scott e Sabarka. Fotografia tomada sobre 1893

Roald Engelbregt Gravning Amundsen. Expedição polar em 20.10.1919
Leia mais...
Rex é provavelmente o cão mais famoso que você nunca ouviu falar. Rex of White Way era um super-herói Samoyed canine conhecido por mais de 30 resgates de montanha ao longo de sua vida, incluindo um esforço impressionante, entregando um médico Truckee a um trem de neve no oeste do Donner Pass em janeiro de 1952. Sua excepcional resistência e habilidade estranha para avançar Suas missões tempestuosas, apesar de dribles e neve cega, lhe renderam o moniker - Rex, "The Blizzard King". Inicialmente, não parecia que Rex tivesse uma vida excepcional. Alguns meses depois, ele nasceu no Sacramento, Califórnia, White Way Kennels em 1946, os proprietários Agnes Mason e a filha Aljean deram uma olhada no cachorrinho e descobriram que não poderia ser candidato para o programa de criação de campeões. De acordo com os padrões de criação contemporâneos, Rex era muito alta, seu casaco grosso era muito curto e suas pernas demais. Agnes quase considerou Rex um constrangimento para seu bem respeitado canil, mas ao longo do tempo ele se tornou o melhor homem de todos os Samoys nascidos na América através de suas criações e descendentes.Durante o curso de sua vida, Rex se destacou de muitas maneiras em que ele se tornou famoso e o "novo padrão" para a raça. O padrão de altura para os samoys masculinos foi aumentado 1,5 polegadas, e agora, 54 anos após sua morte em 1957, a grande maioria dos samoyas nos Estados Unidos pode ser rastreada geneticamente para Rex of White Way. Rex está na liderança da equipe Agnes Mason Sled Team, na foto:

Somente no ano de 1959, depois de vários e importantes trabalhos criacionais pelo mundo [que não foi possível detalhar neste local frente à sua complexidade], a Federação Cinológica Internacional - FCI, entidade a que somos filiadas, publicou um padrão oficial válido, mesmo outros países já terem seu próprio padrão ou o padrão inglês.
Algumas características do seu sammy!
Até que tamanho ele deve crescer? Qual o temperamento? Eu preciso correr com ele todo dia? E as cores? O meu veio com manchinhas marrons? E agora?

Até que tamanho ele crescerá?
A raça samoieda, como já falado, tem um padrão oficial publicado, o qual orienta como devem ser as características físicas e comportamentais do nosso tão lindo samoyed, desde altura, temperamento, pelagem, etc. Aqui, tentaremos mostrar sucintamente todas as características que deve conter um samoieda.
Altura média na cernelha:

Fêmea:
de 50 a 56 cm
Machos:
de 54 a 60 cm
E o peso?

Altura na CERNELHA, que é a parte proeminente da escápula (omoplata ou ombro) do quadrúpede. Corresponde ao ponto de encontro do pescoço com a linha superior do tronco. Região entre o pescoço e o dorso. É neste local que é medida a altura do cão. (Fonte)

Fêmea:
de 16 a 25 kg
Machos:
de 20 a 30 kg
Apesar de não ter um padrão, os samoiedas são cães de porte médio a grande, tendo pesos variados:
Você sabia que não existe somente samoieda branco?
Muitas pessoas se assustam quando vêem samoiedas que não são totalmente brancos. Mas isso é possível?
Para entender isso, lembremos que as tribos Samoiedos não tinham a cor branca como preferência de seus cães. Existiam samoiedas, inclusive, totalmente pretos ou com manchas negras. Somente por volta de 1890, com o início de trabalho criacional da raça (criadores), especialmente pela família Scott, viu-se uma seleção e estabelecimento da predominância do branco e extinção do preto no padrão da raça.

‘Pedro, owned by Mrs Cammack’ (fonte)

‘Young Samoyeds by Peter The Great ex Alaska. Bred by the Hon Mrs McLaren Morrison.’ (fonte)

‘Sabarka, the original import brought to England by Mr Kilburn Scott in 1889. His colour was described as ‘deep biscuit’’ (fonte)
No estabelecimento do padrão oficial da raça samoieda pela FCI, que vige hoje em dia, as cores oficiais do samoieda são:

1) Branco
2) Branco e biscoito
3) Creme

Branco

Branco e biscoito

Creme
Assim, no padrão oficial da FCI, três são as cores do samoieda, predominando a cor branca como mais popular.


Mesmo após um século de trabalho criacional de grandes criadores pelo mundo, algumas vezes os genes responsáveis pela coloração negra surpreendem-nos com sua aparição. Na foto, filhotinha colombiana com mancha preta.
E seu temperamento?
Lindos, maravilhosos, independentes, simpáticos e, acima de tudo, carinhosos, são leais e companheiros ao seu dono. Além do glamour e charme de seu casado, com um ohar penetrante, honesto e orgulhoso, chama a atenção e cativa a todos com o seu sorriso único e especial.

Os samoiedas, por serem cães de trabalho, têm coragem, força, resistência, persistência e inteligência, principalmente. Apresentam instinto de caça e proteção, mas, pela grande sociabilidade, não apresentam êxito para a guarda.
As pessoas das tribos Samoyed moravam em barracas e se aconchegavam para o calor com os cães nas noites árticas brutais. Esse grau incomum de proximidade de cão e mestre criava um vínculo forte entre Sammies e a humanidade.
Posso dizer com certeza que eles sabem se comunicar e, literalmente, conversam com seu dono. Eles são decididos e lutam pelo o que desejam. A relação com seu dono será extremamente próxima e ele será um verdadeiro amigo e companheiro.
Um samoieda condenado a confinamento solitário no quintal/canil é uma criatura miserável e destrutiva. Estes são cães inteligentes e sociais demais que exigem amor e atenção, não devendo ser criados isolados e em espaços pequenos. Acredite, ele fará com que você lhe dê atenção. Não esqueça, são amantes da liberdade e da diversão! Por favor, não esqueça nenhum portão aberto, eles podem fugir ou alguém irá querer levá-los.
Leia mais...
Como a maioria dos cães árticos, dá-se muito bem com o homem. Extremamente afetuoso, adora seguir os donos para todos os lugares e reclama carinho quando as pessoas se esquecem de acariciá-lo. Muito suave, o Samoieda é pouco desconfiado com os estranhos e em geral aceita que o afaguem. Sempre grudado nos donos, pode seguí-los a qualquer lugar sem incomodar, desde que tenha sido acostumado a isso desde pequeno. A sua natureza muito limpa e o cheiro completamente neutro da sua pelagem são vantagens para a vida dentro de casa. Outra qualidade do Samoieda é o seu caráter alegre, travesso e muito brincalhão, que o torna excelente companheiro de brincadeiras para as crianças. Elas deliram com as suas gracinhas, com o seu aspecto de urso de pelúcia e com o seu temperamento tão animado. É capaz de passar um tempo enorme jogando bola, correndo e lutando de brincadeira com elas, sem nunca se mostrar agressivo. Aliás, o jogo é um excelente meio de facilitar a educação do jovem Samoieda, que não gosta do treino rigoroso. Aliás, neste aspecto convém progredir lentamente, por etapas, pois a sua personalidade é muito complexa. Está dividido entre um atavismo primitivo muito forte (agudo sentido da hierarquia, submissão a um verdadeiro chefe, etc.) e um lado quase de gato, orgulhoso, nunca servil, por vezes rebelde (característica de quase todos os cães nórdicos). Este dualismo exige do seu dono uma fina psicologia e um bom sentido pedagógico, pois se por um lado deve deixar clara a sua dominância como “chefe de matilha”, por outro deve ser sutil o bastante para granjear a obediência do Samoieda sem ferir seu orgulho. O educador deverá procurar manter a confiança e a submissão do cachorrinho, no que será ajudado pela afetividade muito desenvolvida do Samoieda. Poderá recorrer às carícias, por exemplo, para recompensar efusivamente o aluno. A suavidade e a paciência costumam dar melhores resultados que a brutalidade, mas isso também deve ser dosado, para que o cão não abuse da boa vontade do dono. É quase inevitável ver chegar o momento em que o animal, já adulto, tenta subtrair-se à autoridade do dono. Se conseguir, este perderá o lugar de “chefe da matilha” e também a sua influência sobre o cão.
São teimosos, independentes, inteligentíssimos, libertários e brincalhões. Por isso, eles precisam de uma mão muito firme e amorosa em sua educação². Como cão de trenó, tenderá a ser dominante e não hesitará em partir para uma briga com outro cão dominante. Seja sempre o líder de sua matilha!

Os samoiedas são únicos, especiais, diferentes de todas as outras raças de cães. Tendo um tutor que lhe entenda e lhe propicie suas necessidades, ambos saberão viver em harmonia e em plena felicidade e companheirismo. Seu vínculo transcenderá a mera relação homem x cachorro.
Quem tem um samoieda é mais que especial!
Pronto! Já escolhi meu filhote! E agora?
Os primeiros cuidados
Vacinação
Antes de tudo, lembre-se que um filhote de samoieda é um ser vivo e os primeiros meses de sua vida são de risco, devendo o seu novo tutor seguir a risca todas as prescrições veterinárias, notadamente o esquema vacinal e vermifugação.

Apesar de ser um cão rústico, primitivo, de forte resistência, está igualmente vulnerável a infecções e viroses fatais comuns a todos os cachorros. É imprescindível que seja vacinado em dia e não ser exposto prematuramente à vida pública. Comumente, até os 45 dias de vida do filhote há imunização do mesmo pela amamentação da mãe. Porém, em nossos filhotes iniciamos o esquema vacinal aos 30 dias de vida e seguimos um ciclo de 21 dias, com vacina importada (V10).

Vacinas obrigatórias:
- V8 ou V10
- Raiva
Entendendo as vacinas:
-
V8 e V10: A diferença entre uma e outra é simples. Existem 4 tipos de Leptospirose, para cada tipo existe um antígeno específico. Ambas protegem o pet contra 7 doenças, mas a V8 protege contra a Leptospira Canicola e a Leptospira Icterohahemorrhagiae, enquanto a V10 inclui os antígenos para Leptospira Grippotyphosa e Leptospira Pomona. ³
-
Raiva: A vacina de raiva tem finalidade de prevenir a imunização do cão contra o vírus da raiva canina. A raiva canina é uma virose fatal, que pode ser transmitida para o ser humano. Tem alto índice de mortalidade. Esse vírus é transmitido através de mordidas, arranhaduras de mamíferos já contaminados.
-
Tosse de Canis: É indicada para a vacinação de cães saudáveis, para a prevenção da traqueobronquite infecciosa canina, tosse dos canis, ocasionada pelo vírus da Parainfluenza e pela B. bronchiseptica. Também conhecida como Traqueobronquite Infecciosa Canina ou traqueíte, a Tosse dos Canis é uma das doenças mais comuns entre os cachorros. Por desencadear sessões intermináveis de tosse e espirros nos cães infectados, a complicação se torna ainda mais contagiosa, já que, por meio destes sintomas, a sua propagação é facilitada, tendo o ar como um meio condutor da doença.
Leia mais...
-
Cinomose: Afeta os filhotes até um ano de vida. É sistêmica, ou seja, pode atingir vários órgãos. A doença é viral e pode ser passada de um animal para outro não imunizado. Os sintomas são: perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia, vômito, convulsões e pode ir a óbito.
-
Hepatite infecciosa canina: É transmitida para o cão por meio de secreções, excrementos e sangue infectado pelo adenovírus. Os sintomas são febre, dor abdominal, vômitos, ataques convulsivos, depressão e coma.
-
Adenovirose: Afeta o sistema respiratório, dando abertura para a entrada de outras doenças mais graves.
-
Coronavirose: É encontrado nas fezes nos animais infectados. Os sintomas são crises de vômito e diarreia, febre, fezes com sangue, depressão, perda de apetite e desidratação. Pode levar o animal a óbito.
-
Parvovirose: Uma das doenças mais letais em filhotes. É transmitida pelo ar ou contado de fezes de um animal infectado com um sadio. Pode ocorrer morte súbita em filhotes aparentemente saudáveis.
-
Leptospirose canina: É uma zoonose, ou seja, transmitida de pet para tutor. O contágio é pela urina de ratos e os sintomas são desânimo, vômitos e hemorragias. Pode evoluir para casos crônicos e levar o animal a óbito.
Vermifugação
O controle de parasitas, principalmente intestinais, é um dos cuidados mais importantes para a saúde do filhote de samoieda. Os cães que não são vermifugados regularmente correm o risco de adoecer e, dependendo da gravidade de infestação, podem morrer muito ligeiro.
Manter o cachorro livre de parasitas é garantir, além do bem-estar do cão, a saúde da família, uma vez que alguns desses parasitas combatidos são contagiosos ao ser humano. Assim, é imprescindível manter a vermifugação do cão em dia. Um bom vermífugo e higiene adequada trabalham em conjunto para afastar parasitas e verminoses.
Em nossos filhotes, iniciamos o esquema de vermifugação aos 15 dias de vida e reforçamos quinzenalmente até os 70 dias, sempre utilizando os melhores vermífugos possível.
Ao lado, sugerimos aos novos tutores um programa de vermifugação para seu sammy. Tente seguir rigorosamente esse programa!

ATENÇÃO para a substância chamada IVERMECTINA, existente em muitos vermífugos. Existem relatos de toxicidade da substância em alguns samoiedas. Assim, havendo utilização de vermífugo com ivermectina em sua composição, avise ao seu médico veterinário sobre possível toxicidade da mesma para o sammy e, se administrá-la, mantenha o cão em observação.

Ao levar um filhote para casa, independente da raça, com certeza muitas dúvidas surgirão. Naturalmente normal!
Quando nossos filhotes vão para suas novas famílias, nosso objetivo é assegurar, primeiramente, a posse responsável do filhote e, ainda, o bem-estar do mesmo. Eles são completamente inocentes, vulneráveis e dependentes do seu dono. Assim, sempre passamos inúmeras informações para ajudar nessa nova e mais importante fase do filhote. Qualquer ação errada poderá ter seus efeitos refletidos na vida adulta do cão e desejamos que o mesmo sofra o mínimo possível durante a adaptação.
Para isso reunimos algumas informações básicas sobre a saúde, alimentação e higiene do filhote de samoieda. Leia!
-
Giardíase: Para vacinação de cães sadios a partir de 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção da doença clínica causada por Giardia lamblia, que se prende à parede do intestino delgado provocando diarreia e desconforto abdominal. É uma doença que pode ser transmitida para os humanos (zoonose). Ela pode trazer fezes com sangue e diarreias. O cão infecta-se facilmente ingerindo cistos de Giardia, que podem estar presentes na água, nos alimentos ou nos pêlos dos animais. A Giardíase causa a síndrome dá má-absorção/má-digestão, levando à desidratação, diarréia, perda de peso, dor abdominal e flatulência.